2014+ Jeep Cherokee Forums banner

Localização do sensor de posição da cambota

2 reading
29K views 11 replies 8 participants last post by  Gary Kline  
#1 · (Edited)
Recentemente fiquei preso em um pouco de água e comecei a ter uma marcha lenta irregular com engasgos e um código para o sensor de posição da cambota no meu Cherokee Trailhawk 2014 com o V6 3.2l. Eu consegui a peça de reposição, mas não tive sucesso em localizá-la no motor, alguém mais pode ajudar?

Obrigado!
Jack

#2 ·
Jack, percebo que este é um tópico muito antigo, mas você descobriu onde está o sensor? Uma verificação me disse que eu preciso substituir. Comprei um manual Haynes, mas acabou sendo uma porcaria, sem ajuda alguma. Removi a placa de proteção dianteira e acho que encontrei, mas não consigo descobrir como alcançá-lo! (2014 Cherokee Trailhawk 4x4 3.2L)

#3 ·
Jack, percebo que este é um tópico muito antigo, mas você já descobriu onde está o sensor? Uma verificação me disse que eu preciso substituir. Comprei um manual Haynes, mas isso acabou sendo uma porcaria, sem ajuda alguma. Removi a placa de proteção dianteira e acho que encontrei, mas não consigo descobrir como alcançá-lo!
(2014 Cherokee Trailhawk 4x4 3.2L)
Encontrei isso em uma pesquisa rápida no Google.

#5 ·
Obrigado pelas respostas, pessoal. Eu já tinha visto ambos os vídeos antes de postar minha pergunta. O 3.6 é muito mais aberto e, portanto, de fácil acesso ao sensor de posição da cambota. Quanto ao outro vídeo, tenho quase certeza de que é um 3.2 com tração dianteira. Eu tenho um 3.2, 4x4, Trailhawk. Tenho quase certeza de que encontrei o sensor (veja as fotos) e não há como acessá-lo sem remover a caixa de transferência. Meu manual Haynes até diz isso também.

A pior coisa é que estou perseguindo uma falha de ignição. A primeira leitura disse "Solução mais provável" era um sensor de O2. Eu sabia que era um caminho caro, mas segui em frente e troquei todos os quatro sensores de O2. A próxima leitura "Solução mais provável" foi bobina de ignição e velas de ignição. Como eu tinha substituído todas as seis velas, bobinas e juntas do coletor de admissão há cerca de um ano, pensei que poderiam ser os injetores. Removi e limpei todos os injetores. Também substituí os anéis de vedação em cada injetor. Ainda com falha de ignição. A "Solução mais provável" da última leitura Substitua o sensor de posição da cambota. Mas aqui está a coisa estranha. A impressão da leitura diz "Substitua o Sensor de Posição da Cambota (CKP)", mas logo abaixo disso diz "Peças sugeridas: 1, Sensor de Posição da Árvore de Cames".

Estou sem saber o que fazer.

#6 ·
Obrigado pelas respostas, pessoal. Eu já tinha visto os dois vídeos antes de postar minha pergunta. O 3.6 é muito mais aberto e, portanto, de fácil acesso ao sensor de posição da cambota. Quanto ao outro vídeo, tenho quase certeza de que é um 3.2 com tração dianteira. Eu tenho um 3.2, 4x4, Trailhawk. Tenho quase certeza de que encontrei o sensor (veja as fotos) e não há como acessá-lo sem remover a caixa de transferência. Meu manual Haynes até diz isso. O ruim é que estou perseguindo uma falha de ignição. A primeira verificação disse "Solução mais provável" era um sensor de O2. Eu sabia que era um caminho caro, mas fui em frente e troquei todos os quatro sensores de O2. A próxima verificação "Solução mais provável" foi a bobina de ignição e as velas de ignição. Como eu tinha substituído todas as seis velas de ignição, bobinas e juntas do coletor de admissão cerca de um ano atrás, pensei que poderiam ser os injetores. Removi e limpei todos os injetores. Também substituí os anéis de vedação em cada injetor. Ainda falhando. A "Solução mais provável" da última verificação Substitua o sensor de posição da cambota. Mas aqui está a coisa estranha. A impressão da verificação diz "Substitua o Sensor de Posição da Cambota (CKP)", mas logo abaixo disso diz "Peças sugeridas: 1, Sensor de Posição da Árvore de Cames". Estou perdido. View attachment 220767 View attachment 220769
Obrigado pelas respostas, pessoal. Eu já tinha visto os dois vídeos antes de postar minha pergunta. O 3.6 é muito mais aberto e, portanto, de fácil acesso ao sensor de posição da cambota. Quanto ao outro vídeo, tenho quase certeza de que é um 3.2 com tração dianteira. Eu tenho um 3.2, 4x4, Trailhawk. Tenho quase certeza de que encontrei o sensor (veja as fotos) e não há como acessá-lo sem remover a caixa de transferência. Meu manual Haynes até diz isso. O ruim é que estou perseguindo uma falha de ignição. A primeira verificação disse "Solução mais provável" era um sensor de O2. Eu sabia que era um caminho caro, mas fui em frente e troquei todos os quatro sensores de O2. A próxima verificação "Solução mais provável" foi a bobina de ignição e as velas de ignição. Como eu tinha substituído todas as seis velas de ignição, bobinas e juntas do coletor de admissão cerca de um ano atrás, pensei que poderiam ser os injetores. Removi e limpei todos os injetores. Também substituí os anéis de vedação em cada injetor. Ainda falhando. A "Solução mais provável" da última verificação Substitua o sensor de posição da cambota. Mas aqui está a coisa estranha. A impressão da verificação diz "Substitua o Sensor de Posição da Cambota (CKP)", mas logo abaixo disso diz "Peças sugeridas: 1, Sensor de Posição da Árvore de Cames". Estou perdido. View attachment 220767 View attachment 220769
Estou com o mesmo problema, ele está localizado na parte traseira do motor na parte inferior em um aperto muito, muito apertado, provavelmente cerca de uma polegada entre o motor e a transmissão, você já descobriu como consertá-lo?

#11 · (Edited)
Eu tenho o mesmo Jeep Cherokee Trailhawk 2014 e estou com o mesmo problema para acessar o sensor de posição da árvore de manivelas. Você já descobriu se é possível acessá-lo? Já removi as duas chapas de proteção sob o motor. Obrigado antecipadamente -Joe
Olá @powerfulideas2015, estou assumindo que você tem o motor 3.2 V6 (tanto o I4 quanto o V6 foram oferecidos no 2014 TH), o sensor de posição da árvore de manivelas fica na lateral do motor voltada para a parede corta-fogo. Ele fica mais ou menos no meio do compartimento do motor, olhando da frente do carro, mas novamente, na lateral do motor mais difícil de alcançar (adjacente à parede corta-fogo). Se você pesquisar neste fórum, poderá encontrar alguém que substituiu o seu (não é tão comum) quanto a saber se eles substituíram de cima para baixo (se for possível alcançá-lo) ou se é melhor por baixo (como você mencionou, você removeu as chapas de proteção do seu TH). O sensor tem a presilha de cabo "clip vermelho" usual que trava o fio no conector do sensor. você precisa puxar a presilha vermelha para trás para desconectar o fio com, digamos, um palito). O sensor é preso com (eu acho) um parafuso de 10 mm. Observe que é super difícil de alcançar. Pode nem ser possível sem remover outros componentes (por exemplo, o PTU).

Image

#12 ·
Outra forma que você pode considerar é entrar pela câmara da roda do motorista, da mesma forma que faria uma drenagem e enchimento da transmissão. O sensor estaria em algum lugar próximo de onde a linha vermelha está apontando (os sensores de virabrequim precisam ler a rotação do volante/placa flexível, então eles geralmente estão na junção onde o motor e a transmissão são aparafusados juntos). Essa abordagem ainda será apertada, mas pode ser possível colocar um pequeno soquete de 10 mm lá.