2014+ Jeep Cherokee Forums banner

Serviço do RDM

16K views 118 replies 13 participants last post by  sanghill  
#1 · (Edited)
Sim... Não é vitalício, isso é BS, não existe fluido vitalício.

1- Localize as portas de enchimento na sessão de ré do RDM.
Image

lado direito

Image

Limpe os conectores magnéticos. Depois de muitas sessões de tortura no deserto, bem, não foi tão ruim.

Image
n
Usou uma bomba de vácuo e um tubo muito fino.
Image

Então repetimos o procedimento no lado esquerdo.

O fluido que saiu era preto/marrom na cor, estava em uma condição muito ruim.

Pudemos retirar 1 litro de fluido.

Enchemos ambos os lados até que o fluido começasse a vazar dos orifícios de enchimento. Bombeamos 1,3 litros.

Saí para um passeio curto...

Voltei para a oficina e enchi novamente até que o fluido começasse a vazar novamente. Mais 300ml entraram...

Serviço feito.

A coisa boa é que meu RDM parece estar em muito bom estado, sem vazamentos.

Agora posso torturar o carro me sentindo mais relaxado, dado que o fluido não é mais uma condição para falhar meu RDM :D

#2 ·
Eu completo pelo menos anualmente. Meu retentor do eixo esquerdo vaza. Meus bujões magnéticos nunca tiveram tantas limalhas de metal. Apenas uma pequena quantidade de partículas muito finas. Eu uso óleo de engrenagem OEM. Minhas viagens off-road não são tão severas quanto as suas. Encorajador que você tenha descoberto como remover o óleo da engrenagem. Eu nunca descobri.

#3 ·
Eu reponho pelo menos anualmente. Meu retentor do eixo esquerdo vaza. Meus bujões magnéticos nunca tiveram tantas limalhas de metal. Apenas uma pequena quantidade de partículas muito finas. Eu uso óleo de engrenagem OEM.
Minhas viagens offroad não são tão severas quanto as suas.
Encorajador que você descobriu como remover o óleo da engrenagem. Eu nunca descobri.
você sabe, depois de 8 anos 110.000 km, muitos motoristas do deserto.... foi a primeira vez que fiz este serviço... Eu estava esperando algo pior :p

#7 ·
Parece o óleo de engrenagem correto. Mopar PN 68227765AA.
Foi complicado encontrar...
O outro que parece semelhante é este no link abaixo, mas honestamente, não tenho certeza se é apropriado para o RDM ADII

#12 · (Edited)
Sua foto na Postagem #4 mostra 70W-80. Seu link na Postagem #7 é 75W-85. Como você mora onde faz calor, 75W-85 pode ser bom. GL-5 é a especificação de lubrificação importante.
Sim. Usei 70W 80 (igual à foto). Ainda tenho 300ml sobrando. Eu tinha pedido essas 2 garrafas em janeiro...

No momento, não consigo mais encontrar :eek:

Procurando hoje, apenas o 75w 85w está disponível. Isso é assustador, o que acontece se precisarmos fazer a manutenção novamente?

#13 ·
Este é o novo número da peça: 68227765GB Disponível em Moparonlineparts.com por $33,73 USD. Lubrificante 68227765GB | Mopar Online Parts Hoje comprei 68227765AB por $25,35 USD. O revendedor Jeep só tem 1 em estoque.

Para condução no deserto, onde está quente, a viscosidade sintética 85 deve ser boa. O W em 75W significa Inverno, não 'peso' ou viscosidade.
A diferença entre 80 e 85 não será perceptível na operação real. O RDM não está mudando as marchas como uma transaxle manual.

Para os canadenses, 70W é crítico. Quando estiver abaixo de zero, se o óleo não tiver a classificação W (Inverno), ele SERÁ muito espesso em viscosidade.

A minha preferência pessoal para uso extremo de óleo de engrenagem sintético é Red Line. Red Line Synthetic Oil. Gear Oil

#31 ·
Este é o novo número da peça: 68227765GB Disponível em Moparonlineparts.com por $33.73 USD. Lubrificante 68227765GB | Mopar Online Parts
Hoje comprei 68227765AB por $25.35 USD. O revendedor Jeep só tem 1 em estoque.

Para condução no deserto, onde está quente, a viscosidade sintética 85 deve ser boa. O W em 75W significa Inverno, não 'peso' ou viscosidade.
A diferença entre 80 e 85 não será perceptível na operação real. O RDM não está mudando as marchas como uma transaxle manual.

Para os canadenses, 70W é crítico. Quando está abaixo de zero, se o óleo não tiver a classificação W (Inverno), ele SERÁ muito espesso em viscosidade.

Minha preferência pessoal para uso extremo de óleo de engrenagem sintético é Red Line. Red Line Synthetic Oil. Gear Oil
Qual óleo de engrenagem Red Line você usa?

#19 ·
Eu não fazia ideia da disponibilidade, continuei adiando. Que diabos está acontecendo? Preciso começar a acumular tudo? Talvez filtrar o óleo usado para remover partículas? Qual é o próximo, líquido de arrefecimento.
Ughh
quando fui procurar o meu, alguns revendedores tinham, outros não. Não acho que seja um item de alta demanda.

#28 ·
Se o seu concessionário Jeep não tiver uma peça, ele pode lhe dizer qual concessionário Jeep tem a peça mais próximo.
isso parece familiar. Acho que me lembro de ligar para 1 e eles me disseram para quem mais ligar. o que eu fiz para confirmar que eles tinham antes de ir para lá. Bastante comum para varejistas. Eu faço isso o tempo todo no meu trabalho de meio período na grande loja de artigos para casa.

#25 ·
Sim...

Não é vitalício, isso é BS, não existe fluido vitalício.

1- Localize os orifícios de enchimento na sessão de ré do RDM.
View attachment 230541

lado direito

View attachment 230542

Limpe os conectores do ímã. Depois de muitas sessões de tortura no deserto, bem, não foi tão ruim.

View attachment 230543 n

Use uma bomba de vácuo e um tubo muito fino.
View attachment 230544

repetiu o procedimento no lado esquerdo.

O fluido que saiu era preto/marrom na cor, estava em muito mau estado.

Conseguimos retirar 1 litro de fluido.
Enchemos ambos os lados até que o fluido começasse a derramar dos orifícios de enchimento. Bombeamos 1,3 litros..

Saí para um curto passeio...

Voltei para a oficina e enchi-o novamente até que o fluido começasse a derramar novamente. Mais 300ml entraram...

Serviço feito.

A boa coisa é que meu RDM parece estar em muito bom estado, sem vazamentos.

Agora posso torturar o carro me sentindo mais relaxado, dado que o fluido não é mais uma condição para falhar meu RDM :D
Olá

O RDU TH tem uma estrutura de duas câmaras e inicialmente usava dois tipos de óleo.
Atualmente, parece que ambas as câmaras foram integradas no mesmo óleo 68227766AB.
À esquerda está o compartimento do diferencial e à direita o compartimento da embreagem.
Se você colocar 68227765AA no lado direito, pode afetar a embreagem.

68227765AA (Lubrificante de engrenagem)SAE 70w-80 GL-5
68227766AB (Fluido hidráulico)SAE 70w-80. Servo. Lhm+

Image

Image

#26 ·
Olá

O TH RDU tem uma estrutura de duas câmaras e inicialmente usava dois tipos de óleo.
Atualmente, parece que ambas as câmaras foram integradas no mesmo óleo 68227766AB.
À esquerda está o compartimento do diferencial e à direita o compartimento da embreagem.
Se você colocar 68227765AA no lado direito, pode afetar a embreagem.

68227765AA (Lubrificante de engrenagem)[/TD>
[TD]SAE 70w-80 GL-5[/TD>
[TD][/TD>
68227766AB (Fluido hidráulico)[/TD>
[TD]SAE 70w-80. Servo. Lhm+[/TD>
[TD][/TD>
[TD]
[TD]

View attachment 230565
View attachment 230566
Quem pode confirmar isso?

Eu estava ciente do hidráulico usado no topo para o mecanismo de travamento

#27 ·
Eu não. Essa não é uma foto de um TH RDM de 2014.

Citação do manual do aluno da Chrysler Academy, página 138: "O fluido hidráulico RDM é usado para acionar a embreagem. O fluido é preenchido para toda a vida útil, portanto, a manutenção do fluido só deve ser necessária após a substituição do motor da bomba ou do sensor de pressão. Se for necessária uma recarga de fluido, o veículo deve ser colocado em um elevador, o RDM abaixado e a tampa do fluido hidráulico removida."

Os 2 bujões magnéticos de 3/8" voltados para trás são para completar o óleo da engrenagem.

#29 · (Edited)
Eu não. Essa não é uma foto de um RDM TH 2014.

Citação do Caderno de Exercícios do Aluno da Chrysler Academy, página 138: "O fluido hidráulico RDM é usado para acionar a embreagem. O fluido é preenchido para toda a vida útil, portanto, a manutenção do fluido só deve ser necessária após a substituição do motor da bomba ou do sensor de pressão. Se for necessária uma recarga de fluido, o veículo deve ser colocado em um elevador, o RDM abaixado e a tampa do fluido hidráulico removida."

Os 2 bujões magnéticos de 3/8" voltados para trás servem para completar o óleo da engrenagem.
Exatamente... o hidráulico vermelho deve ser substituído pela tampa superior, retirando o RDM para a manutenção.

#30 ·
Olá a todos,

• Sim, o fluido hidráulico em um Cherokee mais antigo usa um reservatório na parte superior. O conjunto do pacote de embreagem é uma seção totalmente diferente do lado do diferencial que usa o óleo de engrenagem 70W-80 familiar.

• A questão que ainda está em aberto (a menos que alguém realmente tenha aberto um RDM sem reservatório 2019+) é confirmar se ele ainda usa dois fluidos (óleo de engrenagem e hidráulico) ou se tudo funciona apenas com óleo de engrenagem. Observe que o RDM sempre teve bujões de acesso na seção hidráulica. Veja a foto abaixo com "1" e "2", bem como as outras fotos abaixo de tópicos anteriores. Pode ser que a Stellantis tenha apenas decidido reduzir a complexidade do RDM e remover o reservatório com um pacote de embreagem de enchimento direto usando os bujões de acesso como orifício de enchimento (além da complexidade das passagens internas de fluido do reservatório, a tampa tende a enferrujar com o tempo). Até que alguém o abra e confirme, não acho que esteja 100% claro ainda.
Pensamentos? Alguém realmente abriu uma área de embreagem não-TH 2019+?

Image

BUJÕES DE ACESSO NA SEÇÃO HIDRÁULICA
Image

2014-2018(?) RDM AD1 & AD2

Image
Image

2019+ RDM
Image

#33 ·
Entrei em contato com a Redline sobre uma alternativa ao Mopar RDM e esta foi a resposta deles:

Eu acho que a principal preocupação será a viscosidade. Pode não parecer que são muito diferentes, no entanto, pode haver uma diferença significativa. A maioria dos 75-80 pode estar na faixa de 45-65cst a 40c, enquanto a maioria dos 100-115cst a 40c. Se você precisar de uma substituição, eu sugeriria Redline GL-5 75-85, pode não ser exatamente o mesmo, no entanto, a vis é 66cst a 40c. A diferença na temperatura de operação é ainda menor, em torno de 1cst +/-. Espero que isso ajude.

#34 ·
Tenho acompanhado este tópico para referência futura. Não acredito em "fluidos vitalícios" por um instante. E, francamente, também não acredito no indicador de vida útil do óleo no painel. Acho que isso é algo que vou ter que fazer, ou mandar fazer, mais tarde. Minha pergunta é: quando? Tenho um trailhawk 2018, com cerca de 80.600 milhas quando estou postando isso. Acho que talvez 90 ou 100, mas estou apenas fazendo suposições. Além disso, isso é algo que uma concessionária Jeep ou um mecânico local faria por um preço alto, ou eles simplesmente querem categoricamente substituir o RDM?

#43 ·
Pergunta idiota:
Que tipo e tamanho de chave preciso para tirar os bujões de drenagem de um RDM em um trailhawk 2018?

Encomendei alguns soquetes machos quadrados e encontrei alguns problemas. Muito grande, e... nem consigo chegar ao parafuso do lado do motorista, porque tudo está no caminho. Enquanto digito isso, de repente tive a ideia maluca de simplesmente enfiar uma catraca de 3/8 no buraco e ver se funcionaria.

#44 ·
Pergunta idiota:
Que tipo e tamanho de chave preciso para tirar os bujões de drenagem de um RDM em um trailhawk 2018?

Encomendei alguns soquetes machos quadrados e encontrei alguns problemas. Muito grande, e... nem consigo entrar no parafuso do lado do motorista, porque tudo está no caminho. Enquanto digito isso, de repente tive a ideia maluca de simplesmente enfiar uma catraca de 3/8 no buraco e ver se funcionaria.
Na verdade, essa é a jogada

#46 ·
Observe que em alguns Cherokee é apertado, então você pode precisar de uma extensão giratória ou oscilante.

Alternativamente, você pode ir para a Harbor Freight e pegar seu conjunto de tampas de soquete de $5. Isso permite que você use uma chave normal com a tampa do soquete de 3/8" inserida no orifício de enchimento.

#48 ·
Tenho um Cherokee Latitude 4WD 2.4L de 2017 com apenas 39.000 milhas e acabei de notar infiltração do retentor do eixo traseiro esquerdo. Quero adicionar óleo de engrenagem ao RDM, mas nunca vi um bujão de enchimento quadrado como esse e não tenho certeza de qual ferramenta usar. Olhando para diferentes opções online, parece que preciso comprar um soquete de bujão de drenagem de cabeça quadrada, mas não sei o tamanho. Seria um soquete de bujão de drenagem de cabeça quadrada de 9 mm? Entendo que alguns conseguiram remover o bujão usando uma catraca simples de 3/8, mas quero tentar evitar danificar o bujão.

#49 · (Edited)
Eu tenho um Cherokee Latitude 4WD 2.4L 2017 com apenas 39.000 milhas e acabei de notar infiltração do retentor do eixo traseiro esquerdo. Quero adicionar óleo de engrenagem ao RDM, mas nunca vi um bujão de enchimento quadrado como esse e não tenho certeza de qual ferramenta usar. Olhando para diferentes opções online, parece que preciso comprar um soquete de bujão de dreno de cabeça quadrada, mas não sei o tamanho. Seria um soquete de bujão de dreno de cabeça quadrada de 9 mm? Entendo que alguns conseguiram remover o bujão usando uma simples catraca de 3/8, mas quero tentar evitar danificar o bujão.
Olá @Okinawa Diver,

Você tem um Cherokee AD1 (velocidade única) ou AD2 (também um modo "Low")? Se AD1, há um bujão de enchimento. Se AD2, há dois. Ambos estão na superfície traseira do RDM (mais próximo/voltado para o silencioso).

Você só precisa de um driver de soquete normal de 3/8" (com extremidade quadrada). É o tamanho real de 3/8". Acima, você verá na minha postagem que a Harbor Freight também vende um conjunto de adaptadores de soquete/cabeça sextavada, e você também pode precisar de um 3/8" giratório/oscilante, pois o espaço é limitado (e dependendo das extensões de 3/8" que você tem/não tem, pode ser apertado). Mas primeiro tente com qualquer soquete/extensão de 3/8" que você tiver e veja se consegue colocá-lo com segurança no orifício para soltar. O bujão apenas desaparafusa. Depois de fazer isso uma vez, removê-lo no futuro é fácil.

A propósito, o "vazamento" do lado esquerdo (motorista) acontece muito. As opções são substituir o retentor ou completar periodicamente o óleo (deve usar Mopar 70W-80 disponível em sua concessionária Jeep).

Image

#60 ·
Tenho 3 garrafas de um litro de óleo de engrenagem RDU. O antigo PN, o novo PN e um pouco engarrafado de sobras. Faça-me uma oferta que eu não possa recusar, nunca precisarei disso. Não acho que será enviado muito bem. É provavelmente considerado um material perigoso. Posso deixar as garrafas em uma concessionária Jeep local e você pode buscá-las lá. Em qualquer lugar na área metropolitana de Washington, DC, de preferência em MD. Ou no condado de Garrett, MD, existem 2 concessionárias Jeep lá.

#65 ·
Eu tenho 3 garrafas de um litro de óleo de engrenagem RDU. O antigo PN, o novo PN e um pouco engarrafado de sobras. Faça-me uma oferta que eu não possa recusar, eu nunca vou precisar disso. Eu não acho que vai enviar muito bem. É provavelmente considerado um material perigoso. Posso deixar as garrafas em uma concessionária Jeep local e você pode pegá-las lá. Em qualquer lugar na área metropolitana de Washington, DC, de preferência em MD. Ou no Condado de Garrett, MD, existem 2 concessionárias Jeep lá.
Infelizmente, estou no Texas. Acabei de pegar um litro de 68227765AB por $25,35 na concessionária local.

#62 ·
Alguém sabe se devo colocar o jipe em terreno plano ou se não há problema em colocá-lo em algumas rampas de corrida de baixo perfil com a frente do carro levantada em cerca de 2 polegadas? Ainda conseguirei encher o RDM relativamente cheio ou devo remover as rampas e deixar o jipe completamente nivelado/em terreno plano?

#63 ·
Alguém sabe se devo ter o jipe em terreno plano ou se está tudo bem se estiver em algumas rampas de corrida de baixo perfil com a frente do carro levantada em cerca de 2 polegadas? Ainda poderei encher o RDM relativamente cheio ou devo remover as rampas e ter o jipe completamente nivelado/plano?
Eu faria isso em terreno plano, ou se precisar de mais espaço, coloque rampas ou tábuas de igual altura sob as quatro rodas...😉😎