2014+ Jeep Cherokee Forums banner

Sistema 4x4 temporariamente indisponível

15K views 114 replies 8 participants last post by  yodog  
#1 ·
Olá, novo membro aqui tentando descobrir por que meu Jeep tentou me deixar encalhado na praia.

2020 trailhawk

Dirigi cerca de 3 milhas na praia (Assateague Island, então muitas pistas para seguir, não extremamente macias) quando o aviso "Service Electronic Stability Control System" apareceu imediatamente seguido por "4wd system temperarily unavailble". Eu estava no modo "Sand/Mud". Tentei desligar e reiniciar, mas esse erro não foi corrigido. Consegui sair em 2wd (mal), enchi meus pneus novamente e a luz ESC apagou depois de dirigir aproximadamente 1/2 milha no pavimento. 4wd funcionou novamente.

Voltei para o acampamento e procurei algumas coisas e decidi tentar 4Low e o modo Sand/Mud. Consegui cerca de 4,5 milhas na areia quando a mesma coisa aconteceu. Voltei para o pavimento, enchi os pneus, dirigi por 1/2 milha no pavimento e o erro foi corrigido novamente.

Alguma ideia de onde começar a solucionar problemas? Não consigo imaginar que este seja um comportamento normal? Sistema 4wd desligando quando estou usando?

Executei uma verificação com diagFCA e obtive os seguintes códigos armazenados:

ABS - Freios Anti-Bloqueio

[/TD>
[TD]Código DTC[/TD>
[TD]Status DTC[/TD>
[TD]Descrição[/TD>
1[/TD>
[TD]C0051-62[/TD>
[TD]Armazenado[/TD>
[TD]Sensor de posição do volante - Falha na comparação do sinal[/TD>
2[/TD>
[TD]U0420-00[/TD>
[TD]Armazenado[/TD>
[TD]Dados inválidos recebidos do módulo de controle da direção hidráulica 'A'[/TD>
[/TR>
[TD]
[TD]
[TR][TD]

DTCM - Módulo de controle da transmissão

[/TD>
[TD]Código DTC[/TD>
[TD]Status DTC[/TD>
[TD]Descrição[/TD>
1[/TD>
[TD]U0415-00[/TD>
[TD]Armazenado[/TD>
[TD]Dados inválidos recebidos do módulo de controle do sistema de freio antibloqueio (ABS) 'A'[/TD>
[/TR>
[TD]
[TR][TD]

EPS - Direção Elétrica

[/TD>
[TD]Código DTC[/TD>
[TD]Status DTC[/TD>
[TD]Descrição[/TD>
1[/TD>
[TD]U0415-86[/TD>
[TD]Armazenado[/TD>
[TD]Dados inválidos recebidos do módulo de controle do sistema de freio antibloqueio (ABS) 'A' - Sinal inválido[/TD>
[/TR>
[TD]
[TR][TD]

PCM - Módulo de controle do trem de força

[/TD>
[TD]Código DTC[/TD>
[TD]Status DTC[/TD>
[TD]Descrição[/TD>
1[/TD>
[TD]U0418[/TD>
[TD]Armazenado[/TD>
[TD]Dados implausíveis recebidos do módulo de controle do sistema de freio 1[/TD>
[/TR>
[TD]
[TR][TD]

#3 · (Edited)
Quando você desligar o motor, abra também a porta do motorista e depois feche a porta do motorista.
A 'coisa da porta' parece fazer mais uma reinicialização.
Certifique-se de manter o ar condicionado ligado, mesmo que não precise dele, isso ajuda a manter a transmissão muito mais fria.
Certifique-se de completar o RDM com o óleo de engrenagem adequado apenas para garantir que ele esteja totalmente preenchido. Se o seu não vazar, isso será necessário com muito menos frequência.
O objetivo aqui é fazer com que o RDM funcione o mais frio possível. Não há nada que você possa fazer com o ATF. Geralmente, gosto de engatar o bloqueio traseiro para que o ATF não aqueça tanto.
Eu nunca dirijo na praia do Oceano apenas pelos problemas que você menciona. Como você provavelmente dirige na água do Oceano, provavelmente terá um anel de tom rachado algum dia. Quando isso acontecer, você saberá imediatamente. O Jeep entrará no 'modo de segurança'.
Diversão pode ficar cara. Já estive lá, fiz isso, muito dinheiro.
Faça o teste da bateria a cada dois meses, uma bateria no 'fim de sua vida útil' lançará muitos códigos. Pode até entrar no 'modo de segurança', o que não seria agradável.
Certifique-se de que seu cinto de segurança esteja afivelado. A operação do Jeep é muito mais agradável quando você está com o cinto de segurança afivelado.

#4 ·
@sanghill

(y)

Eu costumava brincar com água salgada nos meus 4Runners, mas acabei substituindo muitas pinças de freio travadas. Não tenho certeza se foi o sal, mas é melhor prevenir do que remediar. Agora, sou diligente em ficar acima da linha d'água, apesar do que o TomTom pensa
Image

& fazer uma lavagem no carro depois de cada viagem à praia & pagar por, ou usar o self-service, para fazer a parte inferior
Image

e então há a aspiração...
Image

#5 ·
@sanghill

(y)

Eu costumava brincar com água salgada nos meus 4Runners, mas acabei substituindo muitas pinças de freio travadas. Não tenho certeza se foi o sal, mas é melhor prevenir do que remediar. Agora, sou diligente em ficar acima da linha d'água, apesar do que o TomTom pensa
View attachment 225635
& e ir ao lava-jato depois de cada viagem à praia e pagar por, ou usar o self-service, para fazer a parte inferior
View attachment 225636
e então há a aspiração...
View attachment 225637
Meu novo apelido para você é "The Sandman"...LOL!!! Qual você gosta mais, "The Sandman" ou "Beachcomber"???😁😉😎

#7 · (Edited)
Acho que o OP encontrou melhores respostas em outro lugar. Recebi DING! no início do meu passeio na praia ontem, mas completei a viagem em 2WD sem problemas.

Deixei a namorada do meu filho dirigir. Estamos nas trilhas das dunas traseiras, estamos no modo Automático e ela está indo bem e eu abro a boca para dizer a ela que podemos usar outro modo e disse a ela o que o botão de modo faz e então DING! 4WD temporariamente indisponível

Tentei algumas coisas, nada trouxe de volta. Depois da praia e de encher os pneus, não houve mensagem. Até tentei os modos neve e esportivo, sem mensagens no pavimento. Em casa no dia seguinte, fui para uma estrada de terra local, tentei todos os modos, sem mensagens. Chato. Este carro tem a bateria original de 2014 (acho) então pode valer a pena tentar aleatoriamente ...

#8 ·
Tirei algumas fotos aleatórias nas proximidades da extremidade traseira. Nada parece realmente brilhante e novo e pode haver sinais de óleo como líquido. Pode valer a pena pedir a um mecânico para dar uma olhada nisso.
Image

Pergunto-me se esses conectores de fiação ficam alguma vez instáveis, causando uma mensagem de erro errônea. Aquela coisa preta é o "atuador"?
Image

Image

Image

#9 ·
tirei algumas fotos aleatórias nas proximidades da traseira. nada parece realmente brilhante e novo e pode haver sinais de óleo como líquido. pode valer a pena pedir a um mecânico para dar uma olhada nisso
View attachment 225832
pergunto-me se esses conectores de fiação ficam estranhos, causando uma mensagem de erro errônea. aquela coisa preta é o "atuador"?
View attachment 225833
View attachment 225834
View attachment 225835
Provavelmente não faria mal completar o nível do fluido no RDM. Acho que é isso que está acontecendo, o RDM está superaquecendo e entrando no "modo de proteção". Dirigir na areia é definitivamente o terreno mais comum que pode causar isso. Não acho que seja relacionado ao PTU. Você pode fazer isso com bastante facilidade, basta certificar-se de usar o óleo adequado. Pessoalmente, eu ficaria com o material Mopar de fábrica. @sanghill e @Gary Kline postaram instruções simples em outros tópicos. Talvez eles entrem em contato com alguma ajuda...😎

#11 · (Edited)
Obrigado. O que você usa? Uma bombinha ou algo do tipo? O frasco de aperto em que ele vem? Estou tentando me lembrar do que usei nos meus antigos diferenciais 4Runner. Tenho algumas rampas e macacos velhos, mas me pergunto se posso fazer isso sem tudo isso. Os 4Runners tinham muito espaço para trabalhar por baixo. Este esporte é apertado para o velho Sam aqui

#16 ·
Aqui está um corte do RDM. Quando você gira o botão Selec-Trac, o Módulo de Controle da Transmissão (DTCM) diz ao Módulo de Tração Traseira (RDM) para acionar a bomba. Isso engata as placas da embreagem, colocando o RDM online. Observe que a bomba/placas da embreagem usam um reservatório totalmente separado, que fica no topo da carcaça, que usa um fluido padrão do tipo ATF e é 100% separado dos bujões de acesso ao óleo da engrenagem na parte traseira da carcaça principal.

A área do bujão de acesso ao óleo da engrenagem é um banho passivo apenas para manter as engrenagens de metal lubrificadas. Não há bombas ou outros mecanismos ativos para o óleo da engrenagem.

#18 ·
voltou por baixo do KL, do lado do passageiro em frente à roda traseira. Não é assim que se acede a ele. Voltou para a traseira do veículo e teve acesso, embora não ótimo. Braço da suspensão(?) faz um bom lugar para pousar uma lanterna
Image

tentou uma barra de disjuntor de 3/8". Tinha espaço para mais 4" de tubo, mas não tinha nenhum à mão. Não consegue colocar o pino até o fim, embora o buraco não pareça particularmente profundo. Tentou outra mão empurrando a bola com uma chave de fenda de cabeça chata, mas não conseguiu realmente colocar o quadrado de 3/8" no buraco quadrado mais fundo. Tentou algumas vezes. Tentando não quebrar nenhum trabalho dentário caro, hehe. Sem sorte
Image

espargiu com PB Blaster e vai deixar de molho durante a noite. Talvez espalhe novamente pela manhã. Não estou apostando nas minhas chances na minha garagem e pensando que meu mecânico local será chamado
Image

sentindo-se um pouco irritado que com 39.414 milhas eu precise fazer isso, quando meu último Cherokee foi 204K sem a necessidade. grrr

há uma ferramenta de 3/8" que não tem aquela bolinha?

#23 · (Edited)
#24 ·
  • Hmm, posição estranha. Sempre vi os plugues na seção voltada para a popa da carcaça, não na lateral como parece na sua foto. Suponho que você tenha AD1? Talvez isso seja uma coisa do AD1? Mais alguém com um AD1 pode confirmar que o plugue de enchimento está na lateral assim?
  • Quanto à questão sobre a bomba Harbor Freight, sim, você pode usá-la para tirar o fluido existente e, em seguida, bombear fluido novo.

A primeira foto abaixo é o óleo da engrenagem de óleo bombeado.
As duas fotos seguintes são o RDM preenchido com óleo Mopar 70W-80 novo.

#27 ·
  • Hmmm, posição estranha. Sempre vi os plugues na seção voltada para a popa da carcaça, não na lateral como parece na sua foto. Suponho que você tenha AD1? Talvez isso seja uma coisa do AD1? Alguém mais com um AD1 pode confirmar que o plugue de enchimento está na lateral assim?
  • Quanto à pergunta sobre a bomba Harbor Freight, sim, você pode usá-la para retirar o fluido existente e, em seguida, bombear fluido novo.

A primeira foto abaixo é o óleo da engrenagem bombeado.
As duas fotos seguintes são o RDM preenchido com óleo Mopar 70W-80 novo.
sim, AD1
Obrigado, eu vi aquelas fotos legais dentro do RDM em outro tópico!
Eu não vi nada remotamente parecido com um bujão de enchimento ao olhar para ele da frente do veículo

#29 ·
Olá @rumrunner ,

Podes confirmar que não tens uma ficha na posição mostrada abaixo? Estou a perguntar-me se essa ficha lateral que encontraste é o dreno para o pacote da embraiagem, e não para o óleo da engrenagem.

Não estou familiarizado com uma unidade AD1, mas essa ficha está muito perto da área do pacote da embraiagem.

Image

#32 · (Edited)
Olá @rumrunner ,

Pode confirmar que não tem uma ficha na posição mostrada abaixo? Estou a perguntar-me se essa ficha lateral que encontrou é o dreno para o pacote da embraiagem, e não para o óleo da engrenagem.

Não estou familiarizado com uma unidade AD1, mas essa ficha está muito perto da área do pacote da embraiagem.

View attachment 225878
Oh meu Deus, hum, pergunto-me se é isto
Image

Attachments

#40 ·
Olá a todos,

Há menção da necessidade de bits, etc. Assumindo que você tem uma catraca padrão de 3/8" (ou uma catraca de 1/2" com um adaptador de 3/8"), você tem tudo o que precisa, nenhum bit adicional é necessário. A extremidade quadrada da catraca de 3/8" se encaixa no plugue RDM. Dependendo de quão apertado está (e de quão longa é sua extensão - da foto abaixo, a minha tem 3 ou 4"), você pode precisar de uma articulação giratória, mas tudo isso é do tamanho da catraca de 3/8".

#41 ·
Olá a todos,

Há menção da necessidade de bits, etc. Assumindo que você tem uma catraca padrão de 3/8" (ou uma catraca de 1/2" com um adaptador de 3/8"), você tem tudo o que precisa, nenhum bit adicional é necessário. A extremidade quadrada da catraca de 3/8" se encaixa no plugue RDM. Dependendo de quão apertado está (e de quão longa é uma extensão que você tem - da foto abaixo, a minha tem 3 ou 4"), você pode precisar de uma articulação giratória, mas tudo isso é do tamanho da catraca de 3/8".
View attachment 225892

View attachment 225893
Eu acho...@rumrunner teve uma pequena luta com a bolinha, tentando colocar a catraca de 3/8" lá dentro... então estava procurando um bit quadrado reto.

#45 · (Edited)
Decidi atirar uma bateria para ela hoje

Veja a postagem #25 aqui
@Mark_ "4WD temporariamente indisponível" e avisos de "assistência de direção não disponível" em partidas frias da manhã, por exemplo"

a bateria que veio com esta unidade usada estava em questão, mas não falhando. Algumas suspeitas muito pequenas surgiram nas últimas semanas, como
  • clicar em um botão no chaveiro e um atraso ou atraso quase imperceptível antes da atuação no carro, como travas das portas
  • o mesmo com a rotação do chaveiro/chave para dar partida no carro. Como se o carro estivesse pensando: "Devo ou não devo". Mas se você não vivesse com o carro todos os dias, você nem notaria o atraso
  • não excluiu a bateria do chaveiro/chave (deveria ter). Deveria mudar isso talvez, mas agora não há atraso, a resposta é instantânea novamente

graças a @Gary Kline terei que dar outra olhada nesse plugue. Queria ter um poço que eu pudesse dirigir

#46 ·
Obrigado @Gary Kline pelo incentivo. Sem sorte ainda, mas pelo menos estou olhando para o pequeno sujeito certo. Um lugar muito bom para pressionar a ferramenta no buraco, mesmo que não se mova (ainda). Tenho quase certeza de que excedi as 26 libras que ele deve ser apertado, ao tentar desparafusá-lo. Posso adicionar um pouco de tubo e talvez colocar um pé na roda traseira esquerda. Já cortei aquelas protuberâncias em catracas antes, então óculos de segurança e luvas com certeza. Borrifei com PB. Sem sorte esta manhã, mas estou de olho em você. Pergunto-me se faz sentido substituir esta vela por uma nova, especialmente se esta for uma verificação e recarga regulares ...

#50 ·
Obrigado @Gary Kline pelo incentivo. Sem sorte ainda, mas pelo menos estou olhando para o pequeno sujeito certo. Um lugar muito bom para pressionar a ferramenta no buraco, mesmo que não se mova (ainda). Tenho quase certeza de que excedi as 26 libras que devem ser apertadas, enquanto tentava desparafusá-lo
View attachment 225915
Posso adicionar um pouco de cano e talvez colocar um pé na roda traseira esquerda
View attachment 225916
Já cortei aqueles pinos em catracas antes, então óculos de segurança e luvas com certeza. Borrifado com PB
View attachment 225917
Sem sorte esta manhã, mas estou de olho em você
View attachment 225918
Pergunto-me se faz sentido substituir esta vela por uma nova, especialmente se esta for uma verificação e recarga regulares...
Ótimas fotos, bonitas e claras! Você tem um conjunto de rampas? Se sim, coloque-as atrás das rodas traseiras e coloque o carro sobre elas. Qualquer coisa para obter mais espaço de alavancagem. Boa sorte, você está nisso! ⭐

#49 ·
Voto por uma nova vela.
Eu me certifico de apertar o parafuso o suficiente para poder removê-lo na próxima vez.
Concordo. Ou, se estiver usando a mesma vela, encontre uma junta fina/arruela de borracha que se encaixe sob a borda da vela. A questão não é tanto o torque que foi usado para apertá-lo, mas a ponte de ferrugem. Coloque algum tipo de arruela como eles fazem com os bujões do cárter de óleo para evitar a formação de uma ponte de ferrugem (e o RDM não fica quente como um cárter de óleo ficaria).