2014+ Jeep Cherokee Forums banner

Luz do motor + perda de aceleração + desligar e ligar novamente

4.3K views 41 replies 8 participants last post by  GearHeadDiver  
#1 ·
Tenho um Jeep Cherokee Trailhawk 2018 e, há alguns dias, a luz do motor acendeu. Quando a luz acendeu enquanto eu estava dirigindo, o motor pareceu perder potência e eu não consegui acelerar. Desliguei o carro e liguei-o novamente e então ficou bom. No dia seguinte, tentei dirigi-lo e parecia bom, mas quando estava subindo uma colina, o carro em poucos segundos perdeu completamente a potência, sem motor, todas as luzes se apagaram, mas então tudo voltou a funcionar sozinho e então ficou bom. Na mesma viagem, a luz do motor apagou. Esta manhã, liguei o carro para ver o que aconteceria e o motor parecia estar engasgando, se isso fizer sentido.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser? Obrigado desde já.

#2 ·
Eu tenho um Jeep Cherokee Trailhawk 2018 e, há alguns dias, a luz do motor acendeu. Quando a luz acendeu enquanto eu estava dirigindo, o motor pareceu perder potência e eu não consegui acelerar. Eu desliguei o carro e liguei de volta e então ficou bom. No dia seguinte, tentei dirigi-lo e parecia bom, mas quando estava subindo uma colina, o carro em poucos segundos perdeu completamente a potência, sem motor, todas as luzes se apagaram, mas então tudo voltou a ligar sozinho e então ficou bom. Na mesma viagem, a luz do motor apagou. Esta manhã, liguei o carro para ver o que aconteceria e o motor parecia estar engasgando, se isso fizer sentido.

Alguma ideia do que pode ser isso? Obrigado antecipadamente.
Olá @Jpall20 ,

Bem-vindo ao fórum. Qual motor o seu TH tem? O 3.2 ou o 2.4? Além disso, algum problema antes disso? Por fim, você tem um leitor OBD2 onde pode dizer se seu Cherokee tem algum código?

#4 ·
Obrigado! Ele tem o 2.4. Sem problemas antes disso. E não, infelizmente não.
Verifique o nível de óleo do motor. Acredito que o 2.4l tenha um sensor de baixo nível de óleo que pode causar problemas.
Bem-vindo de Nevada!

owns 2022 Jeep Cherokee Trailhawk
#6 ·
Olá a todos,
Novo por aqui...como resultado do mesmo problema que o autor original afirmou.

2015 Trailhawk 3.2l

O problema aconteceu pouco depois da compra (novo) e foi levado ao Concessionário para diagnosticar.
Sem código de falha e o técnico não conseguiu recriar o problema.
Desde novo, aconteceu cerca de meia dúzia de vezes.

O recall do sensor de transmissão foi feito no ano passado.

Na semana passada aconteceu novamente em cerca de 230+k km....
Para o concessionário foi.
Havia um código de falha para o sensor que lê a rotação da came... sensor trocado, o problema continuou.

Os fasers de óleo da came também foram inspecionados, sem problemas encontrados.

A concessionária foi até o ponto de substituir o computador (por sua conta)... ainda sem solução.

A Concessionária tem a teoria de que possivelmente uma galeria de óleo ou parte do sistema de óleo ficou bloqueada, não permitindo que óleo suficiente chegue ao sensor da came.

Estou no fim da paciência e realmente não quero pagar por uma desmontagem do motor (exploratória).

Alguém mais experimentou essa perda de potência, luz do motor, problema de código de falha do sensor da came?

#12 ·
Gary,

Holy Cow!! Se este for o problema, não consigo agradecer o suficiente. Vou absolutamente passar tudo isso para o meu amigo na concessionária, em quem confiamos 100%. Boas pessoas lá, mas obviamente nunca experimentaram isso antes.
Eu sou um cara de motor da velha escola e não sei nada sobre esses motores novos. Posso diagnosticar um problema no meu 401 Nailhead e desmontá-lo com os olhos fechados... este motor Jeep, não muito...lol.
Além disso, você mencionou a roda dentada... ela também foi verificada e constatou-se que estava ok.

Estou animado que isso possa resolver o problema... pois o Trail Hawk é nosso veículo principal... e mesmo com os 230.000+ km... ele está em condições incrivelmente boas, tanto mecânica quanto cosmeticamente.

Passarei suas informações e o manterei atualizado.
Obrigado novamente por dedicar seu tempo.

Ash...

#13 ·
Gary,

Santa Vaca!! Se este for o problema, não consigo agradecer o suficiente. Vou absolutamente passar tudo isso para o meu cara na concessionária, em quem confiamos 100%. Boas pessoas lá, mas obviamente nunca experimentaram isso antes.
Eu sou um cara de motor da velha escola e não sei nada sobre esses motores novos. Posso diagnosticar um problema no meu 401 Nailhead e desmontá-lo com os olhos fechados... este motor Jeep, nem tanto...lol.
Além disso, você mencionou a roda de tom... ela também foi verificada e considerada ok.

Estou animado que isso possa resolver o problema... pois o Trail Hawk é nosso veículo principal... e mesmo com os 230.000+ km... está em condições incrivelmente boas, tanto mecânica quanto cosmeticamente.

Vou passar suas informações e mantê-lo atualizado.
Obrigado novamente por dedicar seu tempo.

Ash...
Sem problemas e, claro, pode não ser isso, mas é definitivamente um problema conhecido a ser verificado que se encaixa nos sintomas que você está sentindo. Boa sorte e nos avise!

#14 ·
Gary,

Falei com o meu cara favorito na concessionária e compartilhei as informações que você me deu, infelizmente todas essas coisas foram feitas e verificadas.
Agora estou sem saber o que fazer..
Encontrei um Trailhawk 2019 com motor 3.2 com muito poucos km...só preciso verificar se é compatível com o nosso 2015.

Manterei você atualizado.

A....

#15 ·
Gary,

Falei com meu cara favorito na concessionária e compartilhei as informações que você me deu, infelizmente todas essas coisas foram feitas e verificadas.
Agora estou perdido..
Encontrei um motor Trailhawk 3.2 de 2019 com muito poucos km... só preciso verificar se é compatível com o nosso 2015.

Manterei você atualizado

A....
Ei @GearHeadDiver ,

Ugh, literalmente de volta à estaca zero! Bem, pelo menos me sinto melhor por eles terem verificado (y). Eu teria ficado realmente desapontado se eles tivessem verificado seus fasores e o bloqueio do fasor (o que implica em remover ambas as tampas das válvulas) e nem sequer verificado a integridade do parafuso da galeria, considerando que eles já estavam lá! OK, então, assumindo que eles fizeram essas duas coisas, vou presumir que eles verificaram os cames, balancins e tuchos hidráulicos em busca de sinais de problemas, mas não encontraram nada.

Em relação a uma galeria de óleo bloqueada, acho isso remoto por vários motivos, sendo o mais importante que uma galeria bloqueada seria evidente quase o tempo todo devido à baixa pressão do óleo. Não seria um problema intermitente. Outras razões.... a galeria de óleo fica após o filtro de óleo, então, a menos que você nunca tenha trocado o filtro de óleo e ele esteja todo entupido com 230.000+ km de borra de óleo velha(!), então há pouco que realmente possa entrar na galeria para formar um entupimento (a menos que um pedaço da mídia do filtro tenha se soltado em algum momento, mas nunca ouvi falar disso - isso também parece bastante remoto).

Só para constar, você pode repetir quando o problema acontece?

• É intermitente ou o tempo todo?
  • Apenas em certas condições de estrada (por exemplo, subindo uma ladeira pisando no acelerador) ou mesmo em estradas planas mantendo uma velocidade constante com o pé firme no acelerador?
  • Somente após encher com gasolina ou não tem relação com a adição de combustível?
  • etc. Alguma outra pista de quando isso acontece versus quando não acontece? E, é sempre limpo desligando/ligando o carro? E, se sim, ele desaparece ou volta imediatamente?

Pergunta:

a. Eles fizeram um teste de compressão (e/ou teste de vazamento) para garantir que todos os seus cilindros estejam dentro das especificações? (só perguntando já que você tem alta quilometragem).

b. Dependendo da resposta ao segundo ponto acima, se isso acontecer apenas ao pisar no acelerador, pode ser um problema na borboleta (por exemplo, corpo da borboleta sujo que está fisicamente preso) e precisa de limpeza... (Estou tentando pensar em condições mecânicas que podem ocorrer para causar a perda de potência, MAS TAMBÉM não se registrar no seu PCM para gerar uma condição de erro, pois você está apenas recebendo o código do sensor da árvore de cames (que é provavelmente sintomático/reacionário em comparação com a causa raiz).

c. E para descartar os injetores, você não está recebendo nenhum código de falha de ignição, correto? Você tem um adaptador OBD2? Se sim, e você se conectar ao seu Cherokee usando um aplicativo que possui dados Mode$06 (como inCarDoc disponível para Android e iOS), você vê alguma falha de ignição nos contadores em Diagnostics-Mode$06? (ps: Além disso, com 230.000 km no odômetro, não faria mal colocar uma ou duas garrafas de tratamento do sistema de combustível/limpador de injetores no tanque como manutenção preventiva).

Pensando em voz alta...

#16 ·
G,

Absolutamente intermitente, mas desde que os técnicos começaram a procurar, aparentemente lança o código do sensor da árvore de cames a cada 70-100 km.
Tem acontecido uma ou duas vezes por ano nos últimos anos e a concessionária nunca (no passado) conseguiu encontrar qualquer problema.
Sem relação com o terreno ou outras condições da estrada...uma ou duas vezes subindo e em estradas planas.
Quando o Jeep entrou na semana passada, eles fizeram uma troca de óleo e notaram que havia uma pequena seção de material do filtro ausente...daí a ideia de uma galeria de óleo bloqueada. Mas... não é minha opinião, pois este foi um problema antes desta recente troca de óleo/problema do filtro, antes disso o óleo era trocado fielmente a cada 5000-6000km.

Não houve menção de qualquer teste de compressão ou vazamento que foi realizado.

Sem relação com o abastecimento e o único código exibido é o do sensor da árvore de cames.
O problema desaparece (assim como a luz de verificação do motor) quando o veículo é desligado e reiniciado...e dirige/se comporta normalmente.

A....

#18 ·
O Trail Hawk continua a apresentar os mesmos problemas, bem como as luzes do ABS e do controlo de tração, ambas desligando quando a ignição é desligada e ligada novamente.
A perda de potência agora acontece algumas vezes durante a condução... e a luz de verificação do motor está sempre acesa.

Estou absolutamente disposto a trocar o motor pelo de 2019 que encontrei, esperando que o problema seja de facto relacionado com o motor e não um problema elétrico.

É uma pena que não haja uma maneira de limpar o motor/galerias de óleo.

#20 ·
O Trail Hawk continua a apresentar os mesmos problemas, bem como as luzes do ABS e do controlo de tração, ambas desligando quando a ignição é desligada e ligada novamente.
A perda de potência agora acontece algumas vezes durante a condução... e a luz de verificação do motor está sempre acesa.

Estou absolutamente disposto a trocar o motor pelo de 2019 que encontrei, esperando que o problema seja de facto relacionado com o motor e não um problema elétrico.

É uma pena que não haja uma maneira de limpar o motor/galerias de óleo.
Olá @GearHeadDiver ,

Eu entendo o que você está dizendo sobre a limpeza das galerias de óleo, mas eu realmente não vejo isso como uma causa possível. Se você tivesse uma galeria entupida (o que eu não tenho conhecimento de que alguém tenha alguma vez relatado), a ideia de que o material do filtro de óleo à base de papel pudesse suportar a pressão de 30-60 psi da bomba de óleo ao longo do tempo é apenas um pensamento difícil de entender.) Se estivesse nas galerias de óleo, estaria acontecendo o tempo todo, não apenas de vez em quando.

Estou a analisar as suas publicações anteriores e algo me chamou a atenção....

#1. Você está dizendo que este problema está acontecendo desde novo? Isso foi por volta de 2015 e agora você está com mais de 230 mil km? Se sim, qual foi a explicação do revendedor? Você tem ordens de serviço de todo esse tempo mostrando que o carro foi levado para este problema? Eles continuaram a substituir coisas ou quais foram todos os diagnósticos/determinações?

#2. A qual recall do sensor de transmissão você está se referindo abaixo?

#3. Você tem uma garantia estendida? (por exemplo, MaxCare) Conseguir que um revendedor substitua o computador gratuitamente em um Cherokee 2015 com mais de 230 mil km no odômetro não acontece facilmente. Isso foi porque você tem um 'caso' de ser este um problema de longa data?

Eu acho que o pensamento principal é que, se isso está acontecendo desde que você pegou o Cherokee em 2015, isso é algo inerente que existia naquela época e não algo recente (como uma galeria de óleo entupida por uma troca de filtro de óleo) ou qualquer coisa que tenha ocorrido por desgaste....

#21 ·
Gary,

Os problemas com a perda de potência durante a condução começaram logo após a compra, mas não me lembro se alguma vez ativou a luz de verificação do motor.
Quando o problema aconteceu, foi levado à concessionária, mas os técnicos nunca conseguiram replicar o problema.
Meu erro sobre o recall da transmissão... foi para o Spline de Entrada da PTU.
O outro reparo da transmissão foi para um sensor de pressão de vácuo que falhou e não permitiu que a transmissão entrasse na marcha.
Não temos um plano de garantia estendida, o trabalho recente que incluiu o novo computador ($3000+) foi feito e não nos foi cobrado porque somos clientes (e amigos) da Concessionária há cerca de 18 anos. Pessoas super, honestas e muito prestativas.

#23 ·
Gary,

Os problemas com a perda de potência durante a condução começaram logo após a compra, mas não consigo lembrar se alguma vez ativou a luz de verificação do motor.
Quando o problema aconteceu, foi levado à concessionária, mas os técnicos nunca conseguiram replicar o problema.
Meu erro sobre o recall da transmissão... foi para o Spline de Entrada da PTU.
O outro reparo da transmissão foi para um sensor de pressão a vácuo que falhou e não permitiu que a transmissão entrasse em marcha.
Não temos um plano de garantia estendida, o trabalho recente que incluiu o novo computador (US$ 3000+) foi feito e não nos foi cobrado porque somos clientes (e amigos) da Concessionária há cerca de 18 anos. Pessoas super, honestas e muito prestativas.
Você tem um bom relacionamento com este revendedor! (y)

#24 ·
A luz de verificação do motor estava acontecendo uma vez a cada poucos meses, mas agora isso, bem como as falhas_luzes do ABS e do controle de tração, são uma coisa nova, desde a recente busca exploratória pela causa da falha do sensor da árvore de cames.
Hmmm. Uma CEL realmente nunca deveria simplesmente ligar/desligar, a menos que haja um problema subjacente real e se essa perda de potência está acontecendo desde que você pegou o Cherokee de volta em 2015, então parece que algo de longa data está em jogo. Não tenho certeza se algo que eu poderia sugerir neste momento seria um ponteiro específico, pois geralmente me concentro em 'o que mudou' ou problemas/idade comuns nos Cherokees à medida que envelhecem.

Só para confirmar novamente, sua bateria foi testada, correto? Você sabe como verificar sua correia de aterramento principal (a que vai para a lateral da caixa de transmissão)? Existe um procedimento aqui no fórum chamado "faça você mesmo a correia de aterramento" (elas se corroem com o tempo e em um 2015, provavelmente é hora de substituí-las), mas isso não explicaria o problema em um NOVO Cherokee (em 2015).

Preciso pensar mais sobre isso...

#25 ·
Gary,

Comecei a olhar com mais atenção para algumas conexões porque estou convencido de que é um problema elétrico...
Notei corrosão pesada na correia de aterramento do computador para a estrutura e a substituí por um fio/terminais de anel de bitola mais pesada.
Eu tinha certeza de que tinha vencido... liguei o jeep, sem luzes de advertência.
Dirigi por cerca de 70 km sem problemas ou perda de potência, então aconteceu de novo.

Primeiro, luz de verificação do motor... nenhuma mudança na condução ou no acelerador.

Segundo, luz do ABS (onde geralmente está a luz de combustível baixo)....

Terceiro, depois de cerca de 5 minutos da luz do ABS acender, a luz de controle de tração acendeu.
Então, sem controle do acelerador, 3200 rpm a cerca de 68 km/h.

Se eu encostar, manter o veículo funcionando, mas colocar a transmissão em estacionamento... então em Drive, o acelerador volta.

#28 ·
Gary,

Comecei a olhar um pouco mais de perto algumas conexões porque estou convencido de que é um problema elétrico...
Notei corrosão pesada na correia de aterramento do computador para a estrutura e a substituí por um fio/terminais de anel de bitola mais pesada.
Eu tinha certeza de que tinha vencido... liguei o jeep, sem luzes de advertência.
Dirigi por cerca de 70 km sem problemas ou perda de potência, então aconteceu de novo.

Primeiro, luz de verificação do motor... nenhuma mudança na direção ou no acelerador.

Segundo, luz do ABS (onde a luz de combustível baixo geralmente está)....

Terceiro, depois de cerca de 5 minutos da luz do ABS acender, a luz de controle de tração acendeu.
Então, sem controle do acelerador, 3200 rpm a cerca de 68 km/h.

Se eu parar, manter o veículo funcionando, mas colocar a transmissão em estacionamento... então Drive, o acelerador volta.
Se este não é um exemplo perfeito de "relacionado à voltagem", então eu não sei o que é...🤔🫤

#27 ·
Eu ainda não verifiquei a correia de aterramento principal... ou a bateria.
Consulte as instruções/procedimento que mencionei e verifique essa correia de aterramento principal. Além disso, quando você menciona que não há controle do acelerador, você quer dizer que você pressiona o acelerador e ele não faz nada, correto?

#32 ·
#31 ·
Embora me tenham dito que foi feita uma verificação de continuidade, não tenho a certeza até que ponto. Posso dar uma olhada em todos os blocos de conectores e talvez tirar o chicote do chicote acessível para dar uma boa olhada. Não parece que o chicote/cobertura tenha sido inspecionado. Isso está me deixando seriamente louco!!

#35 ·
Estarei verificando amanhã...
Eu entendo os problemas que podem ser causados por corrosão e maus contatos, mas é difícil imaginar que esta possa ser a causa dos problemas de TH.
Embora, se for como você mostrou... precisa ser substituído, independentemente.
Sim, seu aterramento parece que precisa ser substituído (os aterramentos são absolutamente críticos no Cherokee), mas a pergunta é, usando essa ferramenta de digitalização, o sensor de temperatura da borboleta sempre mostra na parte inferior de sua faixa assim? (Embora diga temperatura de saída, presumo que seja o sensor de temperatura do corpo da borboleta. No V6, ele está na caixa do ressonador, logo antes da borboleta).

Image

#36 ·
G,

Isso, infelizmente, não posso responder... a não ser que estava muito frio no dia em que isso foi digitalizado.

Depois de substituir o pequeno fio terra do computador para a estrutura, a CEL ainda está iluminada, mas nos últimos 3 dias, o Jeep não entrou em modo de emergência novamente nem perdeu potência desde então.

A minha descrição das luzes de aviso estava incorreta... SEM luz ABS, mas existem 2 luzes de controle de tração (mas não nos últimos 3 dias).
O que eu pensei que era a luz ABS é o Service Stop Start System
Image

Image

luz....uma com o veículo/linhas onduladas e a outra é a seta circular com A no centro....NÃO a luz ABS.

Esperando chegar à correia de aterramento principal (bateria) amanhã ou segunda-feira.

#40 ·
NUTZ!!

Dirigindo hoje, a luz CEL stop/start e o controle de tração estão todos ligados novamente.

Agggggghhhhh!!!!!
Pergunta, onde estavam aqueles fios corroídos alguns posts acima? Era o computador PCM? Além disso, o problema agora é apenas a luz de controle de tração (carro com linhas onduladas)?

#41 ·
G,

Sim...o fio do terminal de anel menor era do PCM para a estrutura. Acho curioso que, após todo o trabalho "exploratório" que foi feito para localizar o(s) problema(s) e, especialmente, o fato de o PCM ter sido substituído, os fios de aterramento corroídos foram obviamente negligenciados.

Na última semana e um pouco, a CEL ainda está acesa, assim como a luz Auto Start/Stop....mas não a luz de controle de tração, e nenhuma perda de potência recente (modo de emergência).
Com exceção das luzes de erro, o Jeep opera "normalmente".

Para alguém com uma experiência mecânica automotiva muito boa, isso está me deixando louco!

#42 ·
Gary,

Uma atualização rápida (esperando que não me dê azar).

Depois de substituir/limpar as 2 correias de aterramento (PCM para a estrutura e bateria para a estrutura/transmissão), continuamos a dirigir enquanto lidávamos com as mesmas luzes/erros.

Cerca de 3 semanas atrás, parei para abastecer... enchi o tanque e dei a partida no Jeep e a CEL estava apagada...
SEM LUZES NO PAINEL (luzes de erro) nenhumas.

Já se passaram 3 semanas e tudo está funcionando normalmente... sem luzes de advertência.

A coisa engraçada é que a função Start/Stop voltou a funcionar... antes de todos os outros problemas começarem, ela funcionava intermitentemente.

Dedos cruzados