Gary,
Falei com meu cara favorito na concessionária e compartilhei as informações que você me deu, infelizmente todas essas coisas foram feitas e verificadas.
Agora estou perdido..
Encontrei um motor Trailhawk 3.2 de 2019 com muito poucos km... só preciso verificar se é compatível com o nosso 2015.
Manterei você atualizado
A....
Ei
@GearHeadDiver ,
Ugh, literalmente de volta à estaca zero! Bem, pelo menos me sinto melhor por eles terem verificado

. Eu teria ficado realmente desapontado se eles tivessem verificado seus fasores e o bloqueio do fasor (o que implica em remover ambas as tampas das válvulas) e nem sequer verificado a integridade do parafuso da galeria, considerando que eles já estavam lá! OK, então, assumindo que eles fizeram essas duas coisas, vou presumir que eles verificaram os cames, balancins e tuchos hidráulicos em busca de sinais de problemas, mas não encontraram nada.
Em relação a uma galeria de óleo bloqueada, acho isso remoto por vários motivos, sendo o mais importante que uma galeria bloqueada seria evidente quase o tempo todo devido à baixa pressão do óleo. Não seria um problema intermitente. Outras razões.... a galeria de óleo fica após o filtro de óleo, então, a menos que você
nunca tenha trocado o filtro de óleo e ele esteja todo entupido com 230.000+ km de borra de óleo velha(!), então há pouco que realmente possa entrar na galeria para formar um entupimento (a menos que um pedaço da mídia do filtro tenha se soltado em algum momento, mas nunca ouvi falar disso - isso também parece bastante remoto).
Só para constar, você pode repetir quando o problema acontece?
- É intermitente ou o tempo todo?
- Apenas em certas condições de estrada (por exemplo, subindo uma ladeira pisando no acelerador) ou mesmo em estradas planas mantendo uma velocidade constante com o pé firme no acelerador?
- Somente após encher com gasolina ou não tem relação com a adição de combustível?
- etc. Alguma outra pista de quando isso acontece versus quando não acontece? E, é sempre limpo desligando/ligando o carro? E, se sim, ele desaparece ou volta imediatamente?
Pergunta:
a. Eles fizeram um teste de compressão (e/ou teste de vazamento) para garantir que todos os seus cilindros estejam dentro das especificações? (só perguntando já que você tem alta quilometragem).
b. Dependendo da resposta ao segundo ponto acima, se isso acontecer apenas ao pisar no acelerador, pode ser um problema na borboleta (por exemplo, corpo da borboleta sujo que está fisicamente preso) e precisa de limpeza... (Estou tentando pensar em condições mecânicas que podem ocorrer para causar a perda de potência, MAS TAMBÉM não se registrar no seu PCM para gerar uma condição de erro, pois você está apenas recebendo o código do sensor da árvore de cames (que é provavelmente sintomático/reacionário em comparação com a causa raiz).
c. E para descartar os injetores, você não está recebendo nenhum código de falha de ignição, correto? Você tem um adaptador OBD2? Se sim, e você se conectar ao seu Cherokee usando um aplicativo que possui dados Mode$06 (como
inCarDoc disponível para Android e iOS), você vê alguma falha de ignição nos contadores em Diagnostics-Mode$06? (ps: Além disso, com 230.000 km no odômetro, não faria mal colocar uma ou duas garrafas de tratamento do sistema de combustível/limpador de injetores no tanque como manutenção preventiva).
Pensando em voz alta...