Eu pretendia fazer esta redação quando cheguei aos 60.000 milhas, e essa hora chegou.
Para aqueles de vocês que desejam trocar o fluido da transmissão, não é particularmente difícil. Se você pode trocar o óleo, pode fazer isso.
Coisas necessárias:
Eu esperava que pelo menos metade do fluido saísse pelo bujão de drenagem e, com certeza, saiu. Eu consegui quase exatamente 3,375 litros. Isso é 53% da capacidade de 6,35 litros. Faça uma drenagem/enchimento duas vezes e você trocará cerca de 80% do fluido antigo. Tecnicamente, isso usa ~7 litros de fluido novo, mas pegue 8 para estar seguro. Você pode continuar com uma 3ª rodada, mas isso fica caro para retornos decrescentes (92% do total).
Meu fluido não estava tão nojento quanto a imagem faz parecer... ao despejar, o fluxo não estava turvo. Tinha apenas um tom marrom-acinzentado.
Procedimento:
O nível do fluido não será perfeito, mesmo com a medição, pois o fluido quente saiu e o frio entrou, mas deve estar próximo. Pesquise no Google o procedimento para verificar o nível em um 948TE; vários por aí incluem o gráfico de temperatura versus nível. Não é muito diferente de verificar o nível em um automático antigo... aqueça-o e verifique o nível em marcha lenta no estacionamento. Com este, você precisa prestar atenção à temperatura da transmissão e ao nível específico na vareta. Isso significa alcançar o bujão de enchimento para removê-lo e inserir a vareta com o motor quente, então tome cuidado. Além disso, não sei o que dizer se você não tiver a temperatura da transmissão disponível na tela do seu cluster... não tenho certeza de quais ferramentas de digitalização podem lê-la.
Para aqueles de vocês que desejam trocar o fluido da transmissão, não é particularmente difícil. Se você pode trocar o óleo, pode fazer isso.
Coisas necessárias:
- Chave de catraca de 3/8" (e, idealmente, uma chave de torque)
- Soquete de 13 mm (para a placa de proteção frontal ou o que for para sua cobertura plástica)
- Soquete Allen de 6 e 8 mm
- Junta universal de 3/8"
- 18" de extensões de soquete
- ~2 pés de tubo de vinil e um funil para prendê-lo
- Vareta de nível 10323a ou equivalente
- 8 litros de ATF Mopar 8/9 velocidades
- Recipiente de drenagem (pelo menos 5 litros) e alguma forma de medir com precisão a quantidade de fluido que sai
Eu esperava que pelo menos metade do fluido saísse pelo bujão de drenagem e, com certeza, saiu. Eu consegui quase exatamente 3,375 litros. Isso é 53% da capacidade de 6,35 litros. Faça uma drenagem/enchimento duas vezes e você trocará cerca de 80% do fluido antigo. Tecnicamente, isso usa ~7 litros de fluido novo, mas pegue 8 para estar seguro. Você pode continuar com uma 3ª rodada, mas isso fica caro para retornos decrescentes (92% do total).
Meu fluido não estava tão nojento quanto a imagem faz parecer... ao despejar, o fluxo não estava turvo. Tinha apenas um tom marrom-acinzentado.
Procedimento:
- Dirija um pouco para aquecer as coisas. Eu coloquei o meu em 105 graus de temperatura da transmissão; não quero que fique muito quente.
- Levante a frente do veículo. As rampas são as mais fáceis, pois é uma dor usar um macaco e suportes neste veículo.
- Remova a placa de proteção frontal/cobertura (parafusos de 13 mm x7).
- Pegue sua chave Allen de 8 mm e o recipiente de coleta. Coloque o recipiente perto do bujão de drenagem; o fluido é bem aquoso.
- Remova o bujão de drenagem (foto anexa) e deixe-o drenar. Deixei escorrer por cerca de 30 minutos.
- Reinstale o bujão de drenagem. Torque de 26 pés/lbs.
- Limpe ao redor e, em seguida, remova o bujão de enchimento (foto anexa) com o Allen de 6 mm e extensões/junta universal. No v6, é fácil o suficiente para alcançar, descendo pelas mangueiras do aquecedor para a esquerda do servo-freio.
- Conecte o tubo de vinil ao funil e coloque a extremidade no orifício de enchimento.
- Meça quanto fluido velho saiu
- Coloque essa quantidade de fluido novo e reinstale o bujão de enchimento; 17 pés/lbs.
- Dirija um pouco para misturar bem as coisas. Não deixe ficar muito quente, no entanto.
- Repita o procedimento de drenagem/medição/reabastecimento e, em seguida, reinstale a placa de proteção
- Verifique o nível do fluido e ajuste conforme necessário:
O nível do fluido não será perfeito, mesmo com a medição, pois o fluido quente saiu e o frio entrou, mas deve estar próximo. Pesquise no Google o procedimento para verificar o nível em um 948TE; vários por aí incluem o gráfico de temperatura versus nível. Não é muito diferente de verificar o nível em um automático antigo... aqueça-o e verifique o nível em marcha lenta no estacionamento. Com este, você precisa prestar atenção à temperatura da transmissão e ao nível específico na vareta. Isso significa alcançar o bujão de enchimento para removê-lo e inserir a vareta com o motor quente, então tome cuidado. Além disso, não sei o que dizer se você não tiver a temperatura da transmissão disponível na tela do seu cluster... não tenho certeza de quais ferramentas de digitalização podem lê-la.